Captação de águas pluviais, uma solução sustentável para enfrentar a crise hídrica.

591552-beautiful-rain-in-autumn

Você já parou para pensar nas diversas situações em que o uso de água tratada não segue as normas recomendadas de preservação e aproveitamento?

Veja alguns casos que podem ocorrer no seu dia a dia.

  • Falhas nas tubulações domésticas;
  • Vazamentos nos sistemas públicos de distribuição;
  • Equipamentos antigos e falta de manutenção das redes;
  • Desvios ilegais na rede de distribuição;
  • Maus hábitos domésticos (banhos demorados, torneiras mal vedadas, torneira aberta durante a escovação dos dentes ou lavagem de louças, uso indiscriminado da água tratada para lavagem de carros ou calcadas; e
  • Falta de um sistema para armazenamento e reutilização da água da chuva.

O Brasil vem enfrentando uma severa crise hídrica nos últimos anos. Por isso, cada gota preciosa de água tratada que desce direto para o esgoto representa muito dinheiro e investimento jogado fora. Para se ter uma ideia, estudos indicam que quase 40% da água tratada produzida no Brasil são desperdiçadas. Se compararado ao índice de 15% de perda registrado na Europa ou os 3% do Japão, pode-se imaginar a gravidade do problema.

O sistema de captação de águas da chuva pode ajudar a reduzir a perda e diminuir a conta mensal de água.

modelo de captacao de agua de chuva O sistema é bastante simples, como se pode observar no diagrama a esquerda. A água e captada pela calha instalada no telhado e conduzida a um reservatório. No percurso, ela passa por alguns filtros para a retenção das impurezas. No reservatório, a água recebe tratamento com cloro orgânico e, então, é bombeada para a caixa d’água ou diretamente para a torneira.

A instalação de sistemas de captação de águas de chuva em residências tem registrado um significativo aumento de demanda no Brasil nos últimos anos. A simplicidade da instalação e a eficácia do modelo certamente são fatores importantes para o aumento da adesão. Os resultados em termos de economia na conta de água tanto para residências quanto para empresas é significativo. No longo prazo, a população de todo o planeta só tem a ganhar com isso.

 

(Publicado em junho de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*