Placas solares que não interferem na estética do telhado

Você consegue dizer onde estão as placas solares nesse telhado?

O site www.bonde.com publicou recentemente uma interessante matéria sobre a melhor novidade do verão norte-americano, placas fotovoltaicas que imitam a cor e o desenho do telhado onde são instaladas.

As placas para captação de energia solar são uma opção sustentável e econômica, mas sua instalação na parte externa acaba interferindo no design das casas. Por isso, dois estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pesquisaram e encontraram a solução para esse problema de estética.

Os estudantes Senthil Balasubramanian e Ido Salama perceberam a rejeição que muitas pessoas tem em relação a instalação dessas placas por conta da intervenção estética que elas provocam, muitas vezes, em casas desenhadas por arquitetos de renome.

“Nós apoiamos o uso da energia solar e renovável e queríamos descobrir como motivar as pessoas a adotarem o sistema. Percebemos que muitas pessoas acham que os painéis solares são feios e esse é um grande motivo para a rejeição”, disseram os estudantes.

Depois de muita pesquisa, os jovens chegaram a um painel camuflável, a que deram o nome de Sistine Solar,. “Adicionamos uma pequena camada extra, que permite que a maior parte da energia solar passe, enquanto alguns raios se refletem. O que é refletido de volta funciona como um truque aos nossos olhos, que pensam estar vendo outra imagem”, detalhou Salama. Quem olha de longe quase não percebe a diferença nos telhados das casas, como se pode confirmar na foto publicada.

De acordo com os criadores, a expectativa é que o produto comece a ser instalado em 2017.

 

(Publicado em julho de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*