Conversão para hidrogênio, uma alternativa para armazenamento de energia solar

hydrogen2

Já é possível armazenar energia solar e energia eólica excedentes para compensar pelos dias sem sol e sem vento. A solução é converter essa energia em hidrogênio.

Até agora, a solução para o armazenamento do excesso de energia tem sido o uso de baterias. Cientistas e engenheiros começam a pesquisar outra opção: transformar a energia excedente em gás hidrogênio. O hidrogênio é um combustível natural quee pode ser armazenado indefinidamente e tem a maior densidade de energia de qualquer combustível gasoso ou líquido.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, obteve significativos avanços para o desenvolvimento de células de combustível solares eficientes que transformam a água normal em gás hidrogênio. Os pesquisadores desenvolveram um material novo, à base de metal que pode ser utilizado em células de combustível solares. Estas células de combustão dividem um fluxo de entrada de água líquida em fluxos estáveis de gás oxigênio e de hidrogênio, apenas com uma leve incidência de luz solar.

Como uma bateria normal do tipo AA, as células de combustível solares de formação de hidrogênio precisam de dois materiais diferentes, tanto para o lado cátodo e quanto para lado anodo da célula. Nas baterias AA, anodo é o lado plano que envia um fluxo constante de elétrons, e o catodo é o lado com a saliência que os atrai de volta). Mas as células de combustível solares trabalham um pouco diferente. O lado do anodo retira oxigênio da água num processo chamado eletrólise solar, e o lado do catodo produz o fluxo de gás de hidrogênio.

A possibilidade de uso do hidrogênio como combustível já se apresenta como uma possibilidade muito real segundo os pesquisadores, Considerado o combustível do futuro, a queima de hidrogênio libera muita energia (242kJ/mol, ou 121kJ/g) e tem como subproduto a água. Ou seja, trata-se de uma fonte ilimitada de recursos energéticos com praticamente nenhum impacto ambiental.

Com a possibilidade de produção controlada do gás, as estações de energia solar ganham uma nova dimensão na solução do problema global de produção energética sem impactos ambientais.

 

(Publicado em 3 de setembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*